Sobre Mim
Olá, prazer em te conhecer! Me chamo Vanessa Marinho, nascida em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, mas desde criança morei em Niterói. Filha mais velha de pais maravilhosos que amo muito e tenho uma irmã caçula que me orgulho demais. Sou mãe de um casal de filhos maravilhosos e casada com um marido que é meu fiel escudeiro.
No final do ensino médio estava perdida sem saber que rumo queria seguir para minha vida toda!!! E isso é um peso na vida de um adolescente, pode apostar. Foi quando fiz um teste vocacional que, por incrível que pareça, em primeiro lugar ficou propaganda e marketing, mas acho que por influência das minhas aulas de teatro e também pela minha maneira muito comunicativa, até mesmo extrovertida de ser.
Tentei fazer faculdade de informática e depois odontologia, não obtive sucesso nas duas escolhas, então passei no vestibular para medicina, que na verdade sempre ficou como uma opção, mas vou te explicar o real motivo.
Quando era criança, me lembro perfeitamente de estar no portão da casa dos meus avós, e minha avó perguntou se eu não queria ser médica, para poder cuidar dela, naquela hora, sem pensar duas vezes, respondi que sim. Infelizmente, papai do Céu não permitiu que ela acompanhasse a minha entrada na faculdade, mas por essa razão a medicina sempre esteve na minha vida.
Ingressei na universidade de medicina na Unigranrio e me formei em 2002. Durante a faculdade pensava em ser geriatra por quase todos os anos, foi quando comecei a acompanhar uma geriatra muito conceituada em Niterói, porém percebi que emocionalmente não iria aguentar seguir essa carreira, ficava arrasada quando meus velhinhos amados partiam.
Influenciada por uma tia, pensei em seguir a carreira como médica radiologista. Desde o quinto ano de faculdade já a acompanhava e praticamente todos da família contribuíram com a minha formação. Afinal, fazia exame de ultrassonografia em todos. Muito obrigada, meus “cobaias”, não seria o que sou hoje se não fossem vocês!
Lembro que a minha festa de formatura foi no mesmo dia que iniciei a minha residência (R1) no Hospital Casa de Saúde Portugal no Rio de Janeiro, que tinha como referência a área de cabeça e pescoço.
Almejando passos maiores, iniciei curso de aperfeiçoamento teórico-prático em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Federal de Ipanema, juntamente com a pós-graduação de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e aprendi a radiologia “raiz”, exames que hoje estão em desuso como clister/enema opaco e SEED (seriografia esôfago-estômago-duodeno), uma vez com o advento da endoscopia digestiva alta e colonoscopia foram esquecidos. Acompanhava e laudava exames de radiografia convencional, ultrassonografias e tomografia computadorizada. Fiz estágio em Radiologia pediátrica no Instituto Fernandes Figueira (IFF), no RJ, onde tive contato com os melhores radiologistas pediátricos do Rio de Janeiro.
Apresentei a sessão Nicola Caminha representando o IFF. Defendi e representei a sessão Nicola Caminha representando a Casa de Saúde Portugal, fui eleita a melhor apresentadora por duas vezes. Com isso, fui contratada para ser Staff e compor ao corpo clínico do Hospital Federal de Ipanema, dava laudos de radiologia convencional, exames contrastados, ultrassonografia, tomografia computadorizada e também ensinava radiologia aos residentes e ministrava aulas.
Nessa época trabalhava em outros lugares, desde prefeitura municipal de Rio Bonito, Clinimagem, IBT Saúde, Laboratório Sergio Franco, Hospital Adventista Silvestre, Centro de Imagem Adventista Silvestre, Hospital São Sebastião e o SUSGA, que fui convidada para chefiar o setor de Radiologia de um hospital particular.
Após essa trajetória, fui convidada para conhecer o norte do Brasil, lembrei de um grande mestre que trabalhei no Hospital de Ipanema, Dr Rinaldo Imolese, que contava as histórias de quando morou em Manaus. Sendo assim, aceitei a proposta e fui para Porto Velho – RO, cresci profissionalmente e fiz amizades para o resto da minha vida quando trabalhei lá. Por problemas pessoais, precisei retornar para o Rio de Janeiro, mas no meu coração carreguei as pessoas e a culinária maravilhosa de PVH.
Ao voltar para o RJ, reassumi alguns empregos particulares e outros compromissos, como Centro de Imagem Icaraí, CIIM – Centro Integrado de Imagem do Hospital Santa Martha, CDMI – Centro de Medicina e Diagnóstico por Imagem, Clínica Radiológica Galeão (duas filiais) e mais desafiador de todos o Hospital Federal do Andaraí.
Enfrentei muitos desafios no HFA com muitas noites em claro, mas ter sido chefe e responsável técnica do setor de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de um Hospital Federal de referência foi enriquecedor, tive muito aprendizado profissional.
Ainda para somar a minha trajetória, fui professora da disciplina de práticas médicas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, da Universidade Afya, ensinei acadêmicos do sétimo, oitavo e nono períodos. Nesse período fiz inúmeros cursos de ultrassonografias, tomografia computadorizadas, mamografias e Ressonância Magnética.
Como não poderia faltar tive a minha versão empreendedora, fui idealizadora da Clínica Médica Pendotiba e com meus sócios e amigos seguimos juntos essa jornada desde 2015. Enfim vários empregos, novos desafios e a vida corrida e estressante de uma grande cidade.
Confesso que o amor por Rondônia sempre esteve latente, afinal quem bebe da água do Rio Madeira, acaba voltando. Então, no ano passado, em 2023, meu grande amigo e um dos melhores radiologistas que eu conheço, Dr. Sizenildo, me fez um convite para conhecer o Alphaclin em PVH, não tem como não se apaixonar, não só pela estrutura, equipamentos de última geração, mas principalmente pelo conceito e valores que essa empresa acredita, pelos seus gestores e pelos funcionários. Tudo condizente com meu perfil, atendimento humanizado.
Então, dessa vez retornei para Rondônia, agora com mais duas crianças, meu marido e dois viralatinhas. Iniciando novamente uma nova fase, com a bênção de Deus e a certeza que tudo dará certo! Afinal, bote o pé, que Eu ponho o chão!
Posso afirmar que sou grata por toda essa história e realizada por tudo até aqui, embora saiba que ainda tenho muito a aprender e tentar melhorar cada vez mais!
Meus contatos
Precisa de alguma informação? Preencha o formulário que a nossa equipe entrará em contato.
+55 (69) 3223-0132 / 3223-0133
Avenida Calama, 2215 - São João Bosco. Porto Velho/Ro.
recepcao@alphaclin.net.br
Horário de Funcionamento
2ª a 6ª das 06:30h às 18h00.
Sábado das 06:30h às 12h00.